Texto Jo 10:1-15
Introdução:
– Discurso de Jesus registrado só em João mesmo. Há outras passagens em que o Senhor se coloca como pastor, citando profecia de Isaías, mas esse é o texto direto.
– Esse texto é continuação do cap. 9. Provavelmente foi dito em Jerusalém, quando a cidade estava cheia de pessoas para a festa da Dedicação (chanuká) e fazia frio, e não havia pastagem para ovelhas.
– É um texto com 3 comparações ou 3 parábolas, cada um com sua mensagem, mas todas relacionadas com ovelhas.
1 – a primeira parte é sobre a relação das ovelhas com o pastor, que vai do verso 1 ao 5, o verso 8 e o verso 10
– um pastor muitas vezes não era dono das ovelhas, mas um cuidador. Elas eram de um aprisco, e quando chegava a necessidade de comer, o pastor, no mesmo horário, aparecia para levar as ovelhas para pastar.
– essa relação diária das ovelhas com o pastor é que é comparada com nossa relação com Deus. Nós abrimos a porta do nosso coração quando chega o pastor. E confiamos a ele que leve nossa alma para que seja alimentada.
– nossa alma já conhece a voz do Senhor. Quando outra voz chega, nós estranhamos. E devemos estranhar mesmo: há ladroes salteadores que tentam roubar nossos corações da presença de Deus
2 – a segunda parte são os versos 7 e 9 e trata das pessoas em si, e sobre como devem se comportar quando encontram Jesus
– a porta das ovelhas era um lugar real em Jerusalém. Era por onde as ovelhas entravam para serem oferecidas como sacrifício na Páscoa.
– passar pela porta das ovelhas era um símbolo de que você estava pedindo perdão, se colocando como quem sabe que é pecador, e que outro (no caso, o Senhor) vai sofrer a punição pelo seu pecado.
– Era de frente para o tanque de betesda, aquele do cap.5 onde as pessoas esperavam o anjo mover as águas para encontrar cura. É de certa forma uma alusão ao batismo. Entramos, nos salvamos, saímos e encontramos vida.
3 – a terceira parte vai do verso 11 até o 15. É Jesus mostrando como Ele se comporta quando nos encontra.
– Não há meio termo: o pastor dá a vida pelas ovelhas. Jesus não tem uma relação comercial ou de consumo conosco. Jesus não espera um sócio: espera um seguidor.
– nessa parte ele já não é o pastor contratado, é ele mesmo o dono das ovelhas. Mercenários querem tirar proveito da relação com as ovelhas, mas não dariam a vida por elas. A pior coisa que pode acontecer é as ovelhas se dispersarem. Ovelhas são animais sociais.
– o Senhor conhece as ovelhas dele.
Conclusão
– na relação com Jesus o templo é apenas um acessório. O importante acontece fora do templo, na vida real.
– não há amor maior do que este: dar alguém a sua vida em favor de outro. É como falamos de manhã: se não for por amor, nada vale.
– o Reino de Deus é um reino de Cuidado.
Deixe um comentário