Texto Mt 26:36
Introdução:
– Texto se refere a um evento narrado nos 4 evangelhos. Mateus, Marcos e Lucas tem passagens parecidas mas João também cita a tristeza de Jesus entre os capítulos 12 e 17, imediatamente antes de ser capturado.
– É um daqueles textos difíceis da Bíblia para os teólogos: é uma das 3 vezes em que a Bíblia narra uma tensão entre o Pai e o filho. Aqui há um pedido não atendido; no inicio da crucificação uma indicação de que Ele e o Pai tinham perspectivas diferentes (perdoa-os… não sabem o que fazem) e na hora da morte uma pergunta não respondida (por que me desamparastes?). Não é assunto de hoje, mas o amor não impede que haja tensões… na verdade algumas vezes ele causa tensões… amar não é só agradar!
– Esse texto faz um contraste com o da mensagem pregada hoje de manha: lá vemos um pecador sendo entregue nas mãos de Jesus, aqui vemos Jesus sendo entregue nas mãos de pecadores.
1 – A pergunta que ecoa há quase dois mil anos e que a igreja sempre emudece quando Jesus a faz: Vocês não conseguem orar uma hora?
– porque a gente não ora? Porque oramos tão pouco? A resposta é porque amamos pouco.
– o dia tem 24 horas. A gente normalmente não consegue gastar uma hora em oração… mas gasta muito mais em rede social, em bater papo com outros, em acompanhar novela ou futebol, etc.
– o evento que marca o início da igreja, o dia de pentecostes, aconteceu em uma reunião de oração. O evento que marca o início da igreja metodista aconteceu em uma reunião de oração.
2 – quando a igreja deixa de praticar as disciplinas espirituais tudo dá errado
– o pior de nós é revelado: traidores.
– deixamos Deus falando sozinho
– Não há milagres, só pedidos não respondidos
– de maneira geral, estar envolvido em disciplinas espirituais é bom porque enquanto estamos fazendo elas, não estamos pecando. E para muitos é exatamente só nessa situação que isso acontece.
3 – nós deveríamos levar a sério o que Jesus fala sobre tentações
– ninguém é tentado por Deus. Prova é uma coisa, tentação é outra. A prova é para te fazer crescer, a tentação é para te fazer cair. De maneira geral a prova faz você praticar as disciplinas espirituais e as tentações fazem você abandonar.
– Há muito material acadêmico produzido no mundo todo sobre ética e em uma coisa todos concordam: todas as pessoas boas são boas até o dia em que deixam de ser boas. A humanidade tem essa característica: somos fracos em ética. A carne é fraca
– essa característica comum a todas as pessoas não é desculpa para chutar o balde! Vamos lembrar da pregação de manhã: o pecado faz mal, nos paralisa, é um peso que ninguém consegue carregar. As pessoas boas são aquelas que mesmo não sendo boas lutam para não serem más, ou seja, deixam o espírito em prontidão.
Conclusão
– Jesus imediatamente após esse texto é traído com um beijo. Judas o beija para que os soldados soubessem quem iriam prender. Colocar os lábios em Jesus ,ou Jesus nos lábios, não faz de ninguém uma pessoa melhor. Dentre as pessoas más, as piores são as religiosas. Nós somos um grupo de risco!
– ter uma vida de disciplinas espirituais, de oração dá trabalho. Muito trabalho. Mas não ter dá mais trabalho ainda. Nós vamos começar em abril os editais de chamamento aqui na igreja. Vamos chamar as pessoas para se inscreverem em relógios de oração; em jejuns, em rally de leituras Bíblicas, em eventos de ação social com a igreja de Vital Brazil. Não fique dormindo… deixe seu espírito pronto.
– É muito melhor ser provado do que ser tentado. Se você está sendo provado, é que está no caminho certo. Quem não é provado é pq não não está caminhando.

Deixe um comentário