Pregação 23/2 Manhã

Texto Mc 2:1-12

Introdução:

– Texto presente em Mateus, Marcos e Lucas.. Geralmente os textos de Mateus e de Lucas são mais detalhistas, mas nesse caso é Marcos que descreve melhor.

– Uma igreja com problemas no teto não é exclusividade da Igreja em São Francisco! Tetos são importantes e nós vamos consertar o nosso, mas é interessante que nós servimos um Deus que gosta que nós olhemos para cima, para ver as estrelas!

– Esse texto também mostra uma coisa interessante: a igreja sempre se adaptar em função do que Jesus está fazendo, e não o contrário! A Igreja, na verdade, está sempre pronta para mudar!

1 – Sempre é necessário que alguém abra a sua casa para Jesus

– texto diz que ele estava em casa. Pelo contexto de Lucas e Mateus vemos que não era a casa dele (que era em Nazaré)

–  Célula é algo que realmente dá resultado

– mas abrir a casa para Jesus é mais do que ter ou frequentar uma célula. É abrir a vida para Ele e para quem vier junto. A missão começa sempre dentro de nós.

2 – há uma dica da vida cristã nessa passagem. Ela não está na Bíblia ‘a toa’.

– uma das disciplinas espirituais é sempre buscar ouvir e aprender de Jesus. Os crentes sempre leem e estudam a Bíblia, por crer que Deus fala através dela. É a segunda disciplina espiritual mais importante. Aquelas pessoas se ajuntaram para ouvir Jesus falar.

– outra das disciplinas espirituais é servir ao próximo. Cristianismo sem obras e sem serviço é como fake news: pode até causar alvoroço, mas não se sustenta. Não muda a realidade. Aqueles homens resolveram ajudar o próximo.

– mas a disciplina espiritual mais importante é levar as situações até Deus. É orar! A oração rompe os telhados… quebra o céu de bronze. O que aqueles homens fizeram foi assumir o compromisso de oração de levar a causa do amigo diante de Deus.

3 – Os pecados nos impedem de caminhar

– Jesus viu a situação do paralítico, e Lucas diz que o poder de Deus estava ali com Ele para fazer curas. Mas ao invés de curar imediatamente, declarou perdão dos pecados

– Quando Jesus diz que o filho do homem tem poder para perdoar pecados ele está mudando o que se costuma pensar sobre o pecado: não é um problema para Deus, é um problema para nós mesmos.

– o pecado te impede de caminhar. É um fardo pesado demais. Precisou de 4 pessoas para segurar. A cura da paralisia aqui não é só um milagre: é uma mensagem: o fardo de Jesus é bem mais leve, e ele emancipa, libera, promove, melhora as pessoas.

Conclusão

– Toda vez que trilhamos o caminho das disciplinas espirituais milagres acontecem

– Deus não está exatamente preocupado com seu pecado. O filho do homem conseguiu resolver esse problema. Deus está preocupado com você. Tem muita coisa paralisada em nós que precisa ser levada até Jesus pelas vias da oração que rompe limites e tetos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *