Texto Jo 3:1-10
Introdução:
– Texto só presente só em João. Aliás, o personagem Nicodemus também só está em João. Há quem diga que é um codinome, uma referência. Era um nome grego, algo como ‘vencedor do povo’, talvez um título.
– Nicodemus e José de Arimatea são os casos de seguidores de Cristo entre os fariseus ricos. Havia outros, mas esses foram os mais conhecidos.
– O evangelho de João traz essa tensão entre judeus e gregos, entre conhecimento e experiência, entre a letra e o Espírito. Se olhar direto, são coisas que ainda hoje a igreja vive.
1 – O Reino só é visto pelo lado de dentro.
– é preciso experimentar o Reino, para depois começar a entende-lo.
– A gente as vezes olha, e não vê. Na verdade, nós temos um ‘filtro’ nos olhos. Os olhos são a lâmpada do corpo, no sentido de que é por eles que a luz entra em nós. Olhos ‘bons’ fazem uma alma boa.
– O Reino de Deus muda o nosso olhar. Muda o filtro. Muda as coisas com as quais importamos. Ao experimentar Deus no convívio de pessoas passamos a ver Deus nas pessoas, por que para Deus são as pessoas que importam.
2 – Só há duas possibilidades de viver no mundo: fechado na carne ou aberto para o Espírito.
– Há coisas e comportamentos nascidos da carne, que só são carne, mesmo. Podem até parecer importantes, mas o fruto é nos fechar em nós mesmos, e nos afastar de Deus e de maneira significativa do próximo.
– Há coisas e comportamentos nascidos do Espírito. Algumas podem até parecer loucura para as pessoas, mas o fruto delas é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
– Uma das grandes dificuldades da igreja é discernir. É difícil, mesmo. Às vezes por não estarmos treinados para ver corretamente, às vezes por que o nosso coração é enganoso.
– Nicodemus sabia que algo não estava certo entre os fariseus. Aquela sensação se conforto, mas estranha. Ao mesmo tempo, com Jesus havia Paz no coração, mas desconforto. O Reino de Deus é assim: testifica com as coisas do Espírito, mas se incomoda com as coisas da carne.
3 – É difícil entender, mesmo.
– Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Coisas boas acontecem com pessoas ruins.
– Mesmo igrejas abençoadas podem passar por grandes lutas. Nós também.
– Todo dia é dia de se ‘converter’. Todo dia é dia de se entregar. Todo dia e dia de se esforçar.
– Nicodemus achava que tinha resposta para tudo, mas não tinha. E a resposta de Jesus não foi que o problema era ser mestre: era a dificuldade de recomeçar. E não é só ter um ‘novo começo’, mas principalmente uma nova direção.
Conclusão
– essa igreja começou com um Rol de Membros de 7 pessoas. O primeiro concílio teve 9 pessoas. Fez desde então muitas coisas. Deus foi bom para essa igreja. Mas como tudo na vida, houve problemas também. Mas a igreja permaneceu!
– Todos com quem eu falo sobre a igreja agem um pouco como Nicodemus: Como é possível começar de novo? Como voltar para a casinha? Deus vai fazer!
– Jesus não jogou fora Nicodemus. Algo novo foi feito, a partir do que já havia.

Deixe um comentário